Notícia

25/10/2011 - Topocart adquire mais um sensor laser

 

A Topocart acaba de adquirir um novo sensor laser da Leica, modelo ALS 60 e respectiva câmera digital RCD 105, após firmar importantes contratos  com a Vale e Petrobrás, para utilização dessa tecnologia de mapeamento em vários locais do Brasil.
Além das câmeras digitais de última geração Vecxel Microsoft modelos L, X e Xp, a empresa está equipada com 2 sensores LIDAR e respectivas câmeras digitais RCD 105. Instalados nas 5 aeronaves que possui no Brasil e na África, devidamente adaptadas para missões aerofotogramétricas, sendo agora 2 com possibilidade de executar o perfilamento a laser simultaneamente.
A tecnologia LIDAR veio complementar a limitação da aerofotogrametria para levantamentos de precisão, sobretudo em regiões com cobertura vegetal densa, onde o modelo digital do terreno – MDT obtido pelo laser tem apresentado maior acurácia que a topografia convencional. “A associação da aerofotogrametria e perfilamento a laser vem ao encontro das necessidades atuais de crescimento do país frente às demandas de cartografia de precisão em áreas extensas, com rapidez na execução, preços competitivos e sem abordagem dos proprietários/ocupantes das áreas mapeadas, evitando especulações”, afirma o Engo. Cláudio Queiroz – diretor comercial da Topocart.
O sistema de varredura laser (laser scanning) aerotransportado é um método para a determinação de coordenadas tridimensionais de pontos na superfície da terra. Seu funcionamento baseia-se na utilização de um pulso de laser que é disparado na direção da superfície. Ao atingir a superfície, parte do sinal emitido é refletida na direção do sensor. O sensor mede tanto a intensidade do sinal de retorno, como também o tempo decorrido entre a emissão e a captação do retorno, que é usado para calcular a distância sensor-objeto, considerando que o pulso laser se propaga à velocidade da luz (Baltsavias, 1999). Com base na distância entre o sensor e a superfície da terra e a orientação do raio, é determinada a posição tridimensional do local de onde o raio é refletido. Como a varredura é efetuada a partir da aeronave, junto com a superfície do terreno outros objetos acima da mesma, como a copa das árvores e telhados, são medidos. Estes tipos de sistemas também são chamados de LIDAR (Light Detection And Ranging) (Centeno et Mitishita, 2007).