Notícia

18/07/2011 - Topocart Participa do Projeto da UHE Belo Monte

 Há 9 anos a Topocart executou o levantamento aerofotogramétrico das áreas previstas para implantação do reservatório e unidades de geração da UHE Belo Monte. Esse levantamento subsidiou os primeiros estudos para tornar realidade aquela que será a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira.

Recentemente a Topocart concluiu os levantamentos topobatimétricos e perfis de nível d’água, além de cadastro de pontes e monitoramento de estações fluviométricas, para auxiliar os estudos ambientais necessários à implantação da usina. Estes levantamentos foram executados ao longo de quase 300 km do rio Xingu, desde a “Volta Grande do Xingu” até sua foz no rio Amazonas, abrangendo os rios  Bacajá, Bacajaí, ltatá e ltuna, além do rio Xingu.

Parte das seções topobatimétricas foram executadas ao longo do rio Xingu, desde Altamira até sua Foz, totalizando 55 seções que somam extensão de 250 km, caracterizando de forma precisa o fundo do rio, suas margens e pontos de máxima enchente. Este trabalho foi realizado em 03 etapas, sendo iniciado em 2009 e concluído em 2011. Para implantação dessas seções, foi implantada uma rede geodésica que apóia todos os levantamentos realizados na área de abrangência da futura usina.

Os trabalhos foram executados numa região do país onde o deslocamento é feito quase que exclusivamente via transporte fluvial. Em certos trechos o rio Xingu chega a ter 14 km de largura. “Foi um trabalho que exigiu extrema dedicação e capacidade de enfrentar desafios dos profissionais de campo. Durante as missões tivemos mais de 30 pessoas trabalhando em turnos de 15 dias sem retornar à cidade, exigindo logística extremamente complexa para coordenar a execução das atividades técnicas associadas a transporte, alimentação, comunicação, acampamento, além dos procedimentos de saúde e segurança. A conclusão dos trabalhos com êxito foi mais uma demonstração da determinação e competência de nossa equipe”, declara o Engo. Givanildo José Silva, diretor de cartografia da Topocart.

A Usina de Belo Monte será implantada no estado do Pará, com potência instalada de 11.233 MW. Será a terceira maior usina do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu. A primeira etapa para construção da usina já iniciou, com previsão para entrar em operação no ano de 2015.