Notícia

25/04/2011 - Topocart Patrocina o XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

A Topocart completa 20 anos no próximo mês de agosto e participará, como patrocinadora, do XV Simpósio Brasileiro de Sensoreamento Remoto onde lançará o selo comemorativo de aniversário. O Simpósio ocorrerá entre os dias 30 de abril e 5 de maio próximos, na cidade de Curitiba/PR. A participação da empresa tem como objetivo capacitar e informar seus técnicos quanto às inovações voltadas para o sensoriamento remoto e apresentar a evolução das imagens adquiridas pelas câmeras fotogramétricas digitais de última geração.
 

No dia 2 de maio a partir das 9h os Engos. Cláudio Queiroz e Givanildo José Silva, diretores da empresa, farão uma apresentação com o tema Novas Tecnologias para Levantamento Aerofotogramétrico. Nesta apresentação serão abordados: o avanço dos sensores aerofotogramétricos, metodologia de posicionamento GPS/INS, velocidade de aquisição de dados/geração de produtos e tendências dos produtos de aerolevantamento.
 

As câmeras digitais de última geração utilizadas pela Topocart permitem a obtenção de imagens aéreas em bandas independentes na faixa do espectro óptico refletido, cobrindo as regiões do visível e do infravermelho próximo (NIR), ampliando seu uso para destaques de alvos. Para apresentar as características das imagens adquiridas por estas câmeras, a empresa convidou o Prof. Dr. Gustavo Macedo de Mello Baptista, do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, que fará um showcase com o tema Potencialidades Espectrais e Radiométricas de Aerofotos no Infravermelho Próximo. Este trabalho foi elaborado em parceria com a Topocart e será apresentado no dia 4 de maio a partir das 11h. Serão mostrados resultados de modelagens e processamento com essas imagens contemplando a melhoria da visualização das respostas, sua utilização no planejamento urbano, na análise de corpos d'água e na identificação de minerais de solo.
 

O Gerente de Geodésia e Topografia da Topocart, Engo. Adriano Caliman Salvador, apresentará o pôster com o tema Avaliação do padrão de exatidão cartográfica em imagens HRC/CBERS-2B após correção geométrica baseada no mosaico Geocover.
 

A Topocart disponibilizará seus técnicos para acompanhar as atividades do Simpósio e mostrar o desenvolvimento tecnológico adquirido em suas atividades, sobretudo nas empresas associadas no exterior, Aerocart - Angola, Eurocart - Espanha e, USAcart - Estados Unidos. "Nestes eventos temos a oportunidade de trocar experiências, evoluir tecnicamente e fortalecer nossa presença no mercado brasileiro, além da prospecção de negócios devido ao contato com profissionais de várias empresas públicas e privadas, usuárias de cartografia e imagens", afirma o Diretor Comercial da Topocart, Engo. Cláudio Queiroz.  

 
O Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR tem por objetivo promover o encontro das comunidades acadêmico-científica de sensoriamento remoto, de geotecnologias e de áreas afins. O evento oferece oportunidades para divulgação dos trabalhos técnico-científicos na área de sensoriamento remoto, troca de experiências entre profissionais, ampliação do conhecimento da aplicação das tecnologias de sensoriamento remoto e geoprocessamento, fomento de cooperação inter-institucional, e o estímulo ao desenvolvimento do segmento privado deste setor.