Notícia

15/03/2011 - Topocart Executa Mapeamento para Inventário de Energia Eólica

 A participação da energia eólica na matriz energética brasileira vem aumentando sensivelmente. Essa tendência tem feito crescer a necessidade de serviços associados à implantação de parques eólicos, sobretudo a cartografia de precisão.

A Topocart está executando os serviços cartográficos necessários à elaboração do inventário de energia eólica no parque de Sobradinho, localizado no Estado da Bahia. A área do parque é de aproximadamente 3.000 ha. “Apesar da extensão da área para estudos de parques eólicos serem menores do que as de aproveitamento hidrelétrico, a exigência de precisão é muito maior. No caso do parque de Sobradinho, o produto final está sendo executado na escala 1:2.000 com curvas de nível a cada metro”, declara Clóvis Gonçalves, Gerente de Projetos da empresa.
A abrangência do projeto engloba a área do parque eólico e a linha de transmissão, fornecendo dados topográficos do terreno, bem como altura das estruturas de ancoragem da Linha de Transmissão na Substação de Energia de Sobradinho. Associado à base cartográfica produzida, ressalta-se a importância da rede de marcos geodésicos implantada, permitindo locação das obras futuras.
A Topocart utilizou a tecnologia de perfilamento a laser associado a uma câmera aerofotogramétrica digital, o que permitiu obter o mapeamento vetorial e a imagem ortorretificada da área de estudo, resultando em dados cartográficos precisos, ortofoto com detalhes ampliados do uso do solo, curto prazo de execução e preço competitivo.
O alto custo de produção da energia eólica representava um desafio significativo para o crescimento do setor, mas essa situação vem se revertendo. O Nordeste é a região com maior potencial eólico do país.