Notícia

06/02/2011 - Topocart executa Projeto Integrado de Regularização Fundiária

A Topocart venceu a licitação para elaboração do Projeto Integrado de Regularização Fundiária Urbanística e Ambiental do Setor Arniqueira e adjacências, no Distrito Federal. O contrato foi assinado com a Companhia Imobiliária de Brasília - TERRACAP e os serviços abrangem a elaboração da base cartográfica cadastral da área, plano de mobilização participativa, estudos ambientais, projetos de urbanismo, drenagem e pavimentação.

 

A dimensão da área de projeto é de 2.755 ha e abriga atualmente uma população aproximada de 45.000 habitantes, com perfil sócio-econômico extremamente diverso e disposta de forma desagregada. Estes parâmetros demonstram a grande complexidade do projeto, aliado ao fato de sua localização, próxima ao Plano Piloto, conferir à área grande pressão imobiliária em face de sua valorização.

 

Para concretizar este trabalho a Topocart se apresenta como empresa com conhecimento de longa data em projetos de regularização fundiária no Distrito Federal, envolvendo processo participativo, com experiência acumulada no desenvolvimento das leituras técnicas e comunitárias, bem como sua integração para compor diagnósticos e prognósticos precisos. “Conseguimos aprofundar o viés da participação da comunidade nas decisões, atividade em que a equipe trabalha sob pressão dos atores envolvidos, precisando demonstrar alto grau de profissionalismo e dedicação, pois qualquer possível conflito na abordagem e condução deste processo pode comprometer seriamente o resultado do projeto”, afirma o arquiteto urbanista sênior Gunter Spiller.

 

A adoção do Projeto Integrado de Regularização como instrumento estratégico, no qual todos os aspectos urbanísticos, ambientais, sócio-econômicos e cartoriais são integrados de forma a não existirem contradições nem disfunções, é uma conquista do Governo do Distrito Federal que, há décadas, vem buscando uma forma de sistematizar as ações necessárias para legalizar as ocupações irregulares já consolidadas, de forma sustentável.