Notícia

07/07/2010 - Caneta Digital Moderniza o Processo de Cadastro

Os cadastros físicos e socioeconômicos, obtidos através do preenchimento de formulários, sempre foram um desafio, tanto na coleta dos dados e respectivo processamento com confiabilidade, como na capacitação dos cadastradores para o uso de palm/tablet. Além disso, estes equipamentos expõem os cadastradores, sobretudo em áreas inseguras ou de conflito. Para solucionar esses problemas a Topocart desenvolveu um processo, no qual se utiliza uma caneta digital e um formulário especial.

O formulário especial, com os campos necessários para o cadastro, é impresso em impressoras convencionais, porém com uma máscara de “micropontos” por trás que permite a caneta se localizar dentro do papel. A Caneta Digital é um dispositivo de escrita funcionalmente equivalente a uma caneta comum, com capacidade de escaneamento simultâneo, por meio do movimento do “ato de se escrever”, previamente configurada para cada cadastrador.
 

Todos os formulários são identificados com um código de barras para reconhecimento em tempo real. A Topocart disponibiliza aos cadastradores um celular com câmera digital e o rastreador Global Positioning System (GPS), além da caneta digital. Esta coligada ao celular com câmera permite tirar fotos da propriedade e associá-las instantaneamente ao formulário preenchido. Com o auxílio do GPS é possível acompanhar a rota diária de cada cadastrador e o posicionamento da propriedade.
 

Com a Caneta Digital, o levantamento de dados torna-se muito mais eficaz, garante maior agilidade do processo de cadastramento, diminui o tempo e o custo, melhora a qualidade, segurança e a precisão dos dados. Tudo praticamente virou automático”, afirma a executiva de projetos Arqta. Janaina Domingos Vieira.
 

Além dos dados digitais em tempo real ou descarregados ao final do dia, o formulário físico preenchido pelo cadastrador pode ser arquivado para possíveis consultas e até mesmo, compor processos jurídicos de desapropriação.
 

Esta tecnologia está sendo largamente utilizada pela Topocart em projetos de regularização fundiária urbana e rural, resultando em rapidez e confiabilidade bem como reduzindo significativamente a ocorrência de erros e fraudes.